50 Comments

  1. 1

    Luiz Antonio Damasceno

    Gostaria de saber se isto é verídico. Primeiro, as Redes Sociais, de um modo geral, são sensacionalistas. Caso seja verdade, lamento muito, pois é mais um que fará parte das estatísticas. Sou professor, sempre a favor do diálogo em qualquer situação ou contexto. Infelizmente, em nossos dias, bem poucas pessoas param para ouvir o outro. A humanidade deveria se dedicar mais nestes aspectos. É preciso salvar e recuperar almas, o mundo geme seu sofrimento, sua dor moral, o desdém, o descaso, a incompreensão e a tolerância para com o outro. Acorde, mundo! Preste atenção em quem está ao seu lado! Deixe de ironias, de desfazer e de desvalorizar o outro, basta de discriminações, preconceitos e julgamentos precipitados. Deus sempre quer que vivamos como irmãos e em Paz, Harmonia e equilíbrio.

    Reply
    1. 1.1

      Evelyn

      Infelizmente é verídico…

      Reply
    2. 1.3

      Talyta

      É sim! O
      Corpo
      Dele foi encontrado por um pescador…
      BRUNO PONTES o face dele. Essa foto está no perfil….

      Reply
    3. 1.4

      Maria Nazaré dos Santos. Como o ser humano é mau!

      Bem pensando . Bem colocado. As pessoas não têm respeito nem consideração ao próximo para ouvir os teus problemas. T~em tempo de ficar no bar bebendo e falando besteiras ,mas não têm tempo de ouvir aos apelos ,pedido de socorro de uma pessoa.Se realmente for verdade que Deus dê paz ao seu espírito.

      Reply
      1. 1.4.1

        Kai

        Não se pode culpar os outros pelas escolhas dos outros. Ele mesmo diz isso.

        Reply
    4. 1.5

      Rodrigo

      Infelizmente é verdade.
      Fiz uma busca agora e encontrei o perfil do facebook dele

      https://www.facebook.com/bruno.pontes.100

      Reply
    5. 1.6

      Caju

      Olá, Luiz. É verídico, sim. Saiu no g1. Ele morava em São Paulo, numa cidadezinha do litoral.

      Reply
    6. 1.7

      Sandra

      Infelizmente ainda acham que se estamos com depressão estamos de frescura , sempre esperam mais do que no momento posso oferecer ,ouvi outro dia .. você tem uma casa ,marido filhos estudando e egoísmo seu ficar se escondendo /não me escondo por vezes também quis sumir …se está engessado ou cheio de pontos aí te apoiam pois e algo que estão vendo ,mais a minha situação atual não acreditam ,meu filho disse trabalho e estudo e você fica aqui sem fazer nada ….por anos eu fiz dei o melhor de mim mesmo quando não podia pois meu esposo estava trabalhando e cabia a mim cuidar dos guris ,por anos fiz o caminho de minha casa até a casa de minha avó para ver se tudo estava bem ,se precisava de médico ou de algo do mercado ou da farmácia ,agora ela está de cama com Alzheimer e eu mal comdigo sair a rua ,…eu ia da minha casa deixava os meninos na escola e seguia com o pequeno até a casa dela ,fazia minhas tarefas da casa ia ao mercado ,levava os meninos médico /dentista /e outras atividades fora da escola ,neste tempo já com quase 40 tirei a habilitação foi uma conquista pois o meu caminho se tornou mais rápido os meninos não cansavam tanto e nem se judiavam no sol escaldante ,minha avó ficou muito feliz e foi minha principal apoiadora senão a única e hoje por opção por saber que não estou bem não dirijo mais … A dois anos estou brigando comigo mesma ,várias coisas aconteceram e se somaram a morte de minha madrinha ,ao Alzheimer de minha avó duas pessoas que paravam para me ouvir e perguntar como você está para elas eu jamais fui invisível ,as nossas conversas eram diferentes tinha amor e realmente se importavam , somou se a isso a morte de meu irmão dia 09/08/2018 hoje cinco meses deveria viver intensamente todos os segundos de meus dias para honralos ,para somente recordar o bem vivido ao lado deles ….mais tá difícil …tive forte crise de pânico na tarde do dia 31/12 ,a dias não estava achando justo comemorar a passagem de ano afinal meu irmão não estaria mais aqui …não sei o que aconteceu mais não lembro nada do que aconteceu nesta virada de ano não ouvi um só foguete ,e estava acordada meu marido diz que eu estava diferente mais jantei e abracei os que vieram me comprimentar não lembro de nada ..de alguma forma não fiz esta passagem de ano …mais estou aqui ,…tenho outros irmãos ocupados com suas vidas ou ajudando a atender a vó /já fui tratada no passado primeira vez aos 7/8anos e não foi dada continuidade ao tratamento /aos 27 com duas crianças pequenas retomei as consultas e iniciei medição está foi novamente interrompida pois estava grávida e não faria bem ao bebê muito embora eu tenha tomado nos três primeiros meses sem saber estar grávida . Durante a gravidez tive vários altos e baixos ,faleceu meu pai e quatro meses depois meu cunhado vítima de um grave acidente ,em abril nasceu meu bebê …..e diria que me arrastei até aqui …não sei se este espaço era para isso ,mais enfim agradeço por poder falar ….

      Reply
  2. 2

    Ávila

    Que foda.
    Triste e confortante ao mesmo tempo.

    Reply
  3. 3

    Kevin

    Essa é minha história de vida? Parece que fui eu quem escrevi

    Reply
    1. 3.1

      Allan Silva

      Kevin,

      Já procurou ajuda ? Quer conversa ?
      Tenha fé. Tem muita coisa pra fazer.

      Abraços,

      Allan

      Reply
    2. 3.2

      Mari

      Verdade temos que estar mais atentos e abertos para enxergar, mais empatia com o próximo. Depressão é a doença que mais mata, no entanto o tratamento Psicológico ainda é visto como frescura ou doença de rico. Eu tenho e sei o quanto é caro e o quanto é difícil lutar contra ela. Essa consciência me fez uma grande estudiosa do assunto e um dia quero ajudar pessoas a não desistirem da vida.

      Reply
    3. 3.3

      Silvana

      Sinto muito por você se sentir assim Kevin!
      Procure ajuda profissional, pois não é só como o rapaz disse ” sentar em frente a alguém que fez faculdade e falar”, depressão é química cerebral!
      Se permita tratar e tudo vai ficar bem!
      Não é fácil, mas é possível!

      Reply
    4. 3.4

      Hanah

      Oi!! SE ESSA É SUA HISTÓRIA ,ENTÃO DEVO ENTENDER QUE PRECISA DE AJUDA,PORTANTO FACA ISSO.COM TODO MEU RESPEITO.

      Reply
    5. 3.5

      amanda

      Mas vc ainda está vivo. Sua história pode ser diferente, lute por sua vida.

      Reply
    6. 3.6

      Alexandre

      Você já procurou assistência profissional ? ( Profissional psicólogo ??)…bom dia

      Reply
    7. 3.7

      Polyana

      se precisar conversar estou aqui 011995434889….

      Reply
    8. 3.8

      Neide

      Kevin a melhor coisa para sair da depressão em primeiro lugar procura falar com Deus depois a familia. Tenha fé se precisar desabafar conte comigo estarei aqui para ouvir.

      Reply
    9. 3.9

      Claudia

      Kevin,

      Vc já procurou ajuda?

      Não desista da vida.

      Se quiser conversar…

      Abço…

      Reply
    10. 3.10

      Norma Suely Bitencourt

      Kevin, quer conversar? Estou aqui pra dizer a vc que a vida vale muito a pena! meu facebook: https://www.facebook.com/versatil.ipatinga caso queira me add, será um prazer falar com vc, e principalmente ouvir de vc! Grande abraço!

      Reply
    11. 3.11

      Nilson Calazans

      kkkkkk não vale se afogar heim!!!! Não pode morrer imitando os outros

      Reply
    12. 3.12

      Flavia

      Kevin eu já tive depressão. Me recuperei. Muita terapia. Mas depois que tudo passa você percebe o quão forte é e que consegue passar por qualquer coisa. Vale a pena. Procure um psicólogo.

      Reply
      1. 3.12.1

        Eng. Duka

        Agora aparece um monte de gente “boazinha” querendo ajudar…. Patético. Todo mundo caga 1kg pra quem tá do lado 24h por dia. Pensa e fala mal dos outros o tempo todo e provavelmente veio aqui só pra se sentir melhor (afinal, “ainda bem que não são depressivo e/ou fresco como esse pobre miserável”). E ainda deixa mensaginha de “se quiser conversar…” É capaz de dizer que está muito ocupado e passar o num. do cvv quando alguém procurar. Faz o seguinte, assume que é egoista pra kraio e guarda sua “ajuda” pra vc (como sempre fez/faz); é menos hipócrita.

        Sobre o Bruno só quero dizer: vc foi macho, cara! Também planejo ir embora faz mais de 8 anos, mas sou froxo, na hora H não consigo. Então vou continuar levando essa vida de merda até um carro me acertar (ou uma bala). Minha única oração é pra não viver até a aposentadoria e pra não ter vida após a morte; seria uma puta sacanagem/ironia divina. Esse seu deuxx fdp me obrigou a vir pra cá, sem me perguntar se queria, e ainda me mantém vivo depois? É muito sadismo…

        Mas numa coisa discordo um pouco do Bruno. Minha mensagem pra quem quer ir embora é: se tens coragem, NÃO pense duas vezes! Porque não vai melhorar, pelo contrário. Já fiz terapia pra cacete, tomo uma porrada de remédio só pra continuar respirando. NÃO VALE A PENA. E se quiser alguma dica de como se matar sem ninguém saber ou sem dor me chama. Sou eng. e já bolei tudo, com mais de 10 opções.

        Pra finalizar faço uma previsão: no futuro não haverá depressão. Não prq todo mundo vai ser feliz, óbvio que não. Mas prq o suicido vai ser não apenas lícito, mas incentivado. Haverá maneiras rápidas e indolores de morrer patrocinadas pelo Estado. Finalmente compreenderão que a depressão é uma doença congênita e sem cura, como a trissomia do 21. O melhor para raça humana será eliminar esses indivíduos para não correr o risco de se reproduzir. Só uma pena não ter nascido nesse futuro…

        Reply
        1. 3.12.1.1

          LUCIENY

          EU PRECISO FALR COM VC.

          Reply
  4. 4

    ieda

    muito triste, tão jovem e tão sozinho, morava com os avós que deveriam estar velhinhos e com certeza precisavam também de atenção e carinho, que Deus o perdoe por essa atitude, apesar de você ser ateu, muita luz para está alma

    Reply
  5. 5

    Vladimir

    Valeu, brother!

    Acredito que seja infinitesimal, a probabilidade de reviver essa mesma dimensão. Acredito, também, que já, nesse momento, você continua em vida, numa dimensão qualquer, livre de qualquer idiotice da razão humana.

    Agradeço pela sinceridade nas palavras, transmite segurança no que diz. E mais: foi um ato de volição, não de arbítrio, fez, de fato , o que entendeu que deveria fazer – livre arbítrio é coisa que se determina antes, com consequências da recompensas.

    Ouvi dizer que “a coragem não é a ausência do medo, é a consciência da necessidade”, e foi o que percebi nessas palavras.

    Sigamos!

    Reply
  6. 6

    Ruth

    Muito triste. ….tão jovem e tão perdi do….

    Reply
  7. 7

    Dr Cida França

    Então sou psicóloga, lido com esses fatos todos os dias, não foi a internet que gerou a depressão.
    Fico muito triste, até porque passei por um suicídio, também de um jovem, mega inteligente, porém como o escrito acima “já não consigo respirar,como desistir de nós mesmos?”
    Lamento sua partida desse mundo, com certeza,no momento certo às coisas vão se acertando. E cara, tem pessoas que estão preocupadas sim,com vocês sim,os quais são tão cheios de vida,e como disse o poeta: nada é para sempre, o pra sempre sempre acaba.

    Reply
  8. 8

    Ewerton

    Infelizmente isso foi verdade sim minha gente… Ainda estou literalmente abalado com tudo! Não conheço ninguém da família nem os 2 amigos dele mais peço a Deus que possa ampará-los e mais ainda mais que Deus possa dar o descanso eterno a Bruno. Sem palavras tô super abalado com isso… Segue link da reportagem quando acharam o corpo dele …

    https://www.newsrondonia.com.br/noticias/jovem+de+24+anos+deixa+mensagem+de+despedida+no+facebook+antes+de+cometer+suicidio+seu+corpo+foi+achado+por+pescadores/122176

    Reply
  9. 9

    Lizi Müller

    Digamos que vc, Bruno, esteja lendo esses comentários… Coloquei sua música favorita pra tocar aki, foi ao som dela que terminei de ler sua carta, nem procurei a tradução ainda (vou fazer isso com certeza) mas foi uma forma de te fazer um agrado, de te dar uma atenção, sei lá, talvez abrir nem que seja 1mm de sorriso da tua alma.
    Não sei se essa postagem é verídica, vou procurar saber, mas verdadeira ou não, foi uma sacudida e tanto na cadeira giratória da vida.
    Não vou julgar tua atitude, só vc sabia a dor que carregava e foi um ato generoso da tua parte ter nos escrito dessa forma, a forma como vc vivia, arrancando sorrisos dos outros, mas chorando por dentro… um choro calado, infelizmente.
    Descanse em paz, vou orar por sua alma, pq embora vc fosse ateu, eu acredito em Deus e na minha fé, vou pedir à Deus, em nome de Jesus (dizem que assim Ele sempre nos atende) que te faça sorrir, infinitas vezes, que vc se sinta amado, infinitamente… pra compensar a tristeza que vc passou na sua vida.
    Se um dia a gente se encontrar (espero que demore bastante, não me leve a mal, pq quero viver bastante ainda, até lá pelos 80 como vc escreveu) pode chegar perto, dar um abraço, sentar pra conversar sobre o que vc quiser e eu tbm vou conversar meus assuntos contigo, pra gente rir e quem sabe tomar uma cerveja juntos e que também outras pessoas (ou almas) possam tbm se aproximar e compartilhar esse momento, estaremos rodeados por quem realmente se importa com o outro, sente empatia e de alguma forma tente interagir para aliviar a tristeza.

    Reply
  10. 10

    Dionatha Prado

    Queria poder ter te encontrado nessa vida, passo por isso, mais não me deixo abater.
    Já pensei em desistir mais graças a Deus tenho um filho de 3 anos que me trouxe pra vida de novo e me faz correr atrás e seguir .
    Já tive dinheiro por mérito meu.. lutando muito e aí amigo os amigoss chovem .. quando você cai ninguém lembra que hoje existe ou finjem … Deus sabe de tudo .. vai pra luz seja luz que Deus te receba de braços abertos

    Reply
  11. 11

    Anna

    Compreendo , já me senti muito assim, na verdade longos anos. Graças a Deus eu tive filhos e isso me salvou.
    Eles me alegram e dão sentido a tudo antes tão vazio.
    Lamento muito que vc não tenha suportado a insustentável leveza do ser 🙁

    Reply
  12. 12

    Alexandre

    Você já procurou ajuda profissional de um psicólogo ?? .bom dia

    Reply
  13. 13

    Ludmila

    Essa carta tem muitos gatilhos. Sendo divulgada dessa maneira está afetando milhares de pessoas que compartilham nas redes sociais e causado um efeito cascata de ansiedade e depressão. Peço que deixem a carta na íntegra somente no Facebook do menino e editem essa publicação somente com as partes que vocês acham importantes e que não vão causar mal a tantas pessoas assim. Páginas estão compartilhando esse link e muitas pessoas já disseram que a carta os afetou negativamente. Acredito que o foco do site não é esse. Obrigada

    Reply
  14. 14

    Saula

    Nem eu conseguiria me descrever com tanta clareza , quanto esse moço me descreveu em suas palavras …e quem me conhece logo retrucaria esse meu comentario, como assim ? vc é a pcicóloga dos amigos, sempre tem as palavras certas na hora certa , uma pessoa que não tem problemas em dialogar seja qual for o assunto…mas como diz o texto acima formamos nossa opnião e nada que nos diram mudará , é confortante saber temos o poder de escolha de quando podemos despedir dessa vida…

    Reply
  15. 15

    JORGE BURLAMAQUI

    É difícil acreditar que alguém com tamanha desenvoltura na escrita e com depressão, tenha cometido duicidio, mais parece um conto de alguém com ideias muito loucas.

    Reply
  16. 16

    Cris

    Eu só queria saber como estão esses avós… chegar a essa altura da vida e perder um ente desse jeito.
    Se vc cobra, impõe limites e prende, vc tá errado. Se vc ama, liberta, respeita, tbm tá errado. Como criar algo ou alguém nos dias de hj? Quais valores conservar ou deixar passar? Minhas orações por esse jovem e meus sentimentos a esses avós, q em meu ver, não deveriam passar por isso.

    Reply
  17. 17

    Silvana

    Fico muito triste com os rumos que tem tomado a nossa sociedade,onde jovens acreditam ser melhor morrer do que viver,não se encontram num mundo tão grande,com tantas possibilidades,”sei quanto falta de oportunidades”,mas são alertas importante nessa internet onde muitos procuram o que não deveria e encontram coisas vazias! Enfim vamos olhar para nosso próximo,” as vezes ele está bem próximo mesmo”!parar de julgar e se colocar no lugar,quem sabe podemos entender o que ele está precisando!

    Reply
  18. 18

    Ana

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=388524511916864&id=100022779557777

    Isso foi postado por um amigo dele no perfil dele no Facebook.. então eu acho que sim e bem verdadeiro.

    ☹️😪

    Reply
  19. 19

    sandra maria anastacio

    Kelvin, procure ajuda !
    Sei q é difícil, mas não se entregue, lembra do olhar e do sorriso de uma criança !
    O q elas sabem da vida, do futuro, da morte ?!?
    No entanto, elas confiam em Alguém Maior q elas, q nós todos !
    Fique com a pureza da resposta das crianças ! E a vida? É bonita, er bonita, é bonita !
    Qdo quiser conversar, meu face Sandra Maria.Abraço.
    Ah, detalhe, passei por deprê 17 anos.se foi pela dobro desse tempo….

    Reply
  20. 20

    Carlos

    Jesus te ama e está voltando sz mesmo que vc ache que ninguém se preocupa com vc ele sempre se importar, confie nele, entregue sua vida a ele e coisas maravilhosas ele fará , não vai ser fácil vc ser cristão mais valerá a pena sz que a paz de Deus que excede todo entendimento guarde seu coração e sua mente.

    Reply
  21. 21

    Carlos

    Jesus te ama e está voltando

    Reply
  22. 22

    Tom

    Que vá pro inferno..não fará falta.

    Reply
    1. 22.1
  23. 23

    Mell

    Nossa! A carta é profunda e verdadeira.
    Ele escancarou o coração.
    Parece ter sido escrita por mim.
    Vários sentimentos semelhantes.
    Espero que esteja em paz Bruno.
    Eu também tenho Depressão e sei o quanto é difícil conviver com isso.
    Peço a Deus forças para continuar.
    Mas espero realmente que exista alguma coisa do outro lado.
    Estou tendo ajuda piscologica mais ainda sim não é fácil.
    Acho que todos que tem esse problema o perfil é o mesmo.
    Sorridente por fora, brincalhão, comunicativo, muito inteligente, Rápido de Raciocínio. Mas um vazio imenso e profundo na alma.
    Levantar da cama está cada dia mais difícil.
    Sair pra trabalhar, interagir com as pessoas felizes.
    Chaga a doer. Sabe que sorri não significa está feliz.
    Não sei o que é isso!
    Eu juro que tento. Mas coisas simples são tão difícil pra mim.
    E ninguém nota. Todos vivem no piloto automático.
    Não percebem o mal que nos fazem.
    Espero não terminar como vc.
    Com todo respeito. Tenho muito medo de morrer afogada.
    Acho que é o meu maior medo.
    Se chegar a minha vez espero que não doa.
    Descansa em paz garoto.
    Já estou falando bobagem. RS mas sua carta me tocou de vdd.
    Mas não de uma forma negativa.
    Fuiiii preciso trabalhar e fingir que sou um adulto normal.
    Nessa porcaria de vida lixo!

    Reply
  24. 24

    sonia regina heidorn

    Bruno, querido, que Deus e os anjos o confortem, mesmo sabendo que suicidas são segregados. Mas seu depoimento em vida pode ajudar seu espírito amargo e desolado, por não ter tido a oportunidade de ter convivido com alguém que detectasse seu problema depressivo, suas angustias e falta de perspectivas, e o ajudasse. Somos empurrados a acreditar que devemos crescer, estudar, casar, ter filhos e trabalhar a vida inteira. Mas na verdade são paradigmas que a sociedade estabeleceu e cobra dos cidadãos o seu cumprimento. Hoje encontramos muitos seres que não se adequam a este modelo social, e os rotulam de nomes dos que não trabalham, não estudam, ou sejam não lutam pela vida. Se morássemos na Índia, iriamos as ruas seriamos recebidos nos mosteiros, seríamos mendicantes, e estaríamos vivendo. Mas no mundo onde vc é isto com quanto, ninguém quer saber como. Entendo sim, hoje, sua falta de perspectiva, depois de 4 anos com depressão, trabalhando em escola de 1600 alunos, optei por pedir transferência para área rural, escola com 156 alunos. Já fazendo 4 anos, sei que o analfabetismo é cruel, os mais velhos não entendem os mais jovens, não há escolas cursos, informática, telefonia, internet, mobilidade de transporte, apenas o trabalho rotineiro e cruel da roça manual, pois há diferença da roça automatizada. A maioria dos jovens adultos caem no alcoolismo, e não sorriem nunca mais. é uma vida dura, que poucos entendem. Pena que vc se entregou antes de tentar outras saídas. Que pena ter morrido antes de ter sido feliz.

    Reply
  25. 25

    Rodrigo

    Meu Deus!
    Esse cara precisava de apenas uma pessoa que o guiasse por um momento da sua vida. Entendendo suas dores. Realmente é algo triste, mas poderíamos ter evitados se soubéssemos…

    Preciso agir antes que mais pessoas se vão, eu acredito que encontrei meu objetivo no mundo. É evitar casos iguais a esses… :\

    Que Deus o a tenha e que isso um dia saia da mente das pessoas. Espero que eu possa contribuir de alguma forma.

    Meu site está quase pronto, e eu espero conseguir guiar as pessoas com suas vidas.
    Passem lá e esperem que em breve estará pronto com artigos de auto ajuda.

    Reply
  26. 26

    Leonara Duarte

    As vezes me sinto assim , pelas coisas que já aconteceu comigo e pelo que vêm acontecendo , mais ai Deus sempre me manda alguém ou algo pra interromper o que meu pensamento não estava quero para de pensar , sabe aquela pessoa que pensa em desistir , aquela que chora do nada , a que senti uma sensação estranha por dentro essa pessoa sou eu 😔. Existe muitas pessoas a qual se senta ao nosso lado falando que vai ajudar , mais tbm a qualquer vai julgar pelos seus pensamentos, ai que a vida termina , mais Deus nunca deixa desamparado . Obgd senhor pela minha vida .

    Reply
  27. 27

    Lucimar Maria correa

    Estou na mesma situação dele a cinco anos me tratando no caps todos os dias pensso hoje será o último dia

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.